terça-feira, maio 19, 2009

Em Roma...

Quando eu me mudei para os EUA, há quase quatro anos atrás, eu estranhei muitas coisas e não gostei de muitas coisas. Uma das coisas que mais me incomodava nos Americanos é o que eu apelidei de ser insincerely polite. Os americanos (ou devo dizer os Washingtonians?) têm sempre um interessa muito grande em você, e têm sempre um desejo muito grande que você tenha uma dia excelente, que se cuide, que tenha um fim de semana maravilhoso e que assim por diante. Eles sempre agradecem ao máximo, o goodbye deles é sempre super intenso. Embrulha o estômago de qualquer boa soteropolitana acostumada com a sinceridade alegre da nossa gente e incomoda qualquer boa curitibana, feliz com a frieza de seus conterrâneos, que se preocupam cada um com suas próprias vidas.

Acontece que depois de quatro anos em Washington, essa curitibana fria e grossa que passou cinco anos em Salvador e aprendeu a ser alegre como os baianos começa a ver no espelho o reflexo da insincerely politeness dos Washingtonians. E eu detesto isso. Há dias em que desligo o telefone e percebo em mim aquele tom quase que condescendente de quem precisa dizer algo nice, só pra ser legal. Eu, que nunca menti pra ser legal, a rainha do tenho-minha-opinião-formada-e-que-se-dane-quem-não-gostar. Mesmo nos anos de Bahia eu não mentia só prá ser legal.

Mas eu acredito que vale a máxima, em Roma, como os Romanos. O povo do sul daqui é mais sincero, os pólos se invertem quando no hemisfério norte. Eu sei é que eu to com saudade da grossura do meu povo do sul de lá, com saudade do calor do meu povo do nordeste de lá. Porque o povo do nordeste daqui, sinceremente, ninguém merece.

Well, you take care now and have a wonderful day!!!
© 2006 Neurótica