quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Por baixo da casca

Um dia, alguém achou que sabia tudo sobre mim. Ou que eu sabia tudo sobre ele.

Somos todos como ovos. Há ovos claros, outros mais escuros, uns de casca mais dura, há ovos maiores, há ovos menores. Pelo tamanho do ovo dá pra ter uma idéia se dali sairá um pintinho, um peru, um avestruz... Mas não dá pra afirmar. Só o pintinho sabe que é ele que se esconde por baixo da casca.

Com o passar do tempo todos nós, pobres mortais, nos cobrimos de máscaras. E há quem diga que se despe das tais em detrminado momento. Mas a verdade é que as máscaras acabam por se incorporar, e uma vez que elas entram em nossas vidas, elas não saem mais.

"Não procure saber quem eu sou se o meu jeito te surpreende." E mesmo que não supreenda, não tente. Não perca o meu tempo.

Não tente entender todas as ações, todas as nuances. Ontem à noite eu ouvi que tudo tem um significado mais profundo do que aparenta. Eu poderia argumentar que não, que algumas coisas apenas são. Apenas são ditas, apenas são desejadas, mas não são necessariamente a ponta de um iceberg. Logo, não faria sentido tentar aprofundar o conhecimento sobre coisas que simplesmente nao têm profundidade. Mas eu acredito que de fato, tudo tem um significado mais profundo. E é por isso mesmo que não se deve tentar aprofundar o conhecimento de tudo. Entenda mais de matemática, entenda mais de filosofia, entenda mais do seu cachorro. Mas não tente entender mais de mim. Não tente ver o significado por trás de cada ação ou cada palavra. Não vale a pena. No fim das contas, você sai mais confuso do que entrou e eu termino mais desgastada. Mais desgasta do que estou agora, tentando em vão me aprofundar em mim mesma.

Não tente entender.
© 2006 Neurótica