sexta-feira, maio 04, 2007

Hero

Até que ponto se pode ajudar alguém que não ajuda a si próprio? Por mais que essa pessoa alegue querer a nossa ajuda, se ela não começa se ajudando, a nossa capacidade de fazer o que quer que seja já é limitada antes que qualquer ação possa ser esboçada.
E quando se ama, qual é o melhor caminho? Até que ponto se deve resisitir, brigar, ajudar, cuidar, chorar, se a pessoa não faz muito por si mesma? Quando, exatamente, enough is enough?
Se eu tivesse esse tipo de resposta, eu não teria esse blog. E eu escrevo essas coisas não porque eu espere encontrar respostas nos comentários. Porque se tem uma coisa que a vida não tem é resposta pronta.
Eu quero antes é tirar essas perguntas da minha cabeça, pra ver se eu consigo ir pensar em outra coisa, trabalhar, e voltar pra casa como se nada tivesse acontecido. Mas não dá.
Meu primo uma vez deu um discurso e falou o seu pai, que ele era o seu herói. Eu achei lindo, mas não entendi, já que o pai dele é um inútil, cuma única contribuição feita para o mundo foram três filho lindos. Mas, por alguma razão, ele era o herói do seu primogênito.
Eu nunca tive heróis. Heroínas eu tenho, e muitas. Eu sou o oposto do Superman. Uma espaçonave caiu no quintal da minha casa e dentro dela tinha um monte de mulher, que acabou virando minha família. Todas super heroínas. E eu.
Mas todo mundo precisa de heróis, não? Meninas especialmente. É o tal do complexo de Electra. Eu lembro do meu pai fazendo pizza todos os sábados à noite, era divertido. Mas aí eu lembro das várias vezes em que eu tive aguentar gritos e agressões verbais porque ele estava trêbado. E isso nunca foi legal.
Talvez seja por conta desse histórico familiar que eu tenha tanta preocupação com casamento, família, futuro. Porque eu quero que os meus filhos tenham um herói que seja realmente um herói. Algo que eu nunca consegui fazer ninguém entender ou acreditar é que eu acredito que quando duas pessoas se amam, se elas decidirem fazer juntas o que quer que seja, elas conseguirão. Não importa quão impossível pareça, os dois trabalhando juntos alcançam a meta. E isso, porque quando há amor e crença, o universo conspira a favor. Por mais que tudo pareça super difícil, no fim as coisas acabam se ajeitando.
Mas ninguém acredita nisso, ninguém se importa com isso. E podem até dizer que isso é romantismo, eu não me importo. Eu sei que isso na verdade é a força de Deus. Apesar de a Bíblia não mencionar nada do gênero, eu DUVIDO que Deus tenha criado tudo sozinho e eu tenho CERTEZA que havia alguém ao lado d'Ele apoiando e ajudando. Nem Deus pode ser sozinho, porque eu teria que ser?
© 2006 Neurótica